Ao longo de 6 anos ministrando treinamentos e realizando o gerenciamento de campanhas AdWords, percebi que muitas vezes nossas campanhas no Google não atingem seus objetivos devido à problemas na estrutura do site. Quando falo em estrutura, me refiro não só à estrutura de páginas, mas principalmente ao conteúdo e navegabilidade eficientes para que o usuário encontre o que está buscando, e para que o objetivo do site seja alcançado.
Claro que temos que prestar atenção à parte técnica para o site ter maior chance de sucesso. Ele deve ser moderno e utilizar uma codificação simples, possuir imagens leves e deve ser hospedado em um bom servidor para que possa ser aberto e carregado rapidamente, pois além do usuário ter uma boa primeira impressão junto ao site, esta rapidez trará benefícios ao índice de qualidade das campanhas.
Um site responsivo, ou seja, eficiente em todos os dispositivos de navegação, computadores, tablets e smartphones também influenciará o desempenho das campanhas.
Muitas vezes optamos por um site maravilhoso no quesito design, cheio de movimentos diferentes que podem até chamar a atenção do usuário, mas que por muitas vezes não atendem aos princípios básicos de navegabilidade e qualidade exigidos.
Por que o Google criou o Índice de Qualidade para classificar os anúncios?
Respondendo esta pergunta conseguimos entender o que um site deve basicamente possuir. A razão do buscador Google existir é oferecer informações relevantes aos seus usuários. Se os usuários não encontrarem o que estão buscando de forma organizada e eficiente, irão buscar informações em outros buscadores ou de outra forma, e isso o Google não quer. Então se oferecermos ao usuário um site rápido, organizado, separado em categorias e páginas de serviços ou produtos, com informações completas e relevantes, imagens nítidas e variadas, vídeos, ou seja, toda a informação que o usuário esteja buscando, com certeza estaremos atendendo aos critérios de qualidade que o Google exige e precisa para manter seu padrão de qualidade nas respostas de resultados às consultas de seus usuários.
Não esqueça da mensuração de resultados
Outra questão muito importante é conseguir mensurar os resultados no site. Descobrir como os usuários navegam , detectar possíveis problemas em páginas específicas ou caminhos para a conversão, além de poder mensurar o desempenho das campanhas AdWords. Para isso o site deve permitir a instalação e configuração de códigos como o do Tag Manager, Google Analytics e o de conversão do próprio Google AdWords.
Em breve, vamos ter novidades aqui na Goobec sobre mais ferramentas de mensuração!