O Google oferece no Skillshop seis (6) exames de certificações grátis para os profissionais de Marketing Digital.
São provas realizadas online, sem custo e sem agendamento (ao contrário da prova do Facebook). Basta acessar a plataforma de cursos Google, chamada Skillshop (a antiga Google Academy for Ads). Apesar de bastante simples, essa tarefa pode se tornar exaustiva diante de uma bateria de perguntas que o Google preparou para testar seus conhecimentos. Não raro bons profissionais levam “bomba” na prova. E como evitar esse resultado?
Estude!
1) Quando e como montar um plano de estudo para as certificações Google?
Peça para receber os vídeos da Goobec com os treinamentos de revisão para a prova do Google.
2) A Goobec é capacitada para fazer esses treinamentos?
Parceira oficial Google, a Goobec é uma escola de Marketing Digital criada em 2008 e já formou mais de 35 mil alunos em seus cursos, sobretudo alguns profissionais que trabalham no Google e em renomadas multinacionais.
A Goobec tem no seu currículo o mérito de ser um dos principais parceiros do Google para aplicar diversos treinamentos para as Maratonas de Certificação Google, inclusive, algumas foram promovidas na sede do Google Brasil em São Paulo e Belo Horizonte. Eventos fantásticos, por sinal!
3) Como é a dinâmica dos treinamentos da Goobec para a prova do Google?
Como a transmissão é ao vivo, você consegue fazer perguntas aos professores, que além do conteúdo destacam também a dinâmica da prova, algo fundamental, pois envolve entre outros detalhes a criação prévia de um login na plataforma do Google.
Na prática, a prova lembra um vestibular por trazer perguntas de múltiplas escolha. Mas ela não tem a temida redação. Aliás, você não escreve uma linha. Apenas clica na opção que considerar correta.
4) É difícil passar nas provas do Google?
Se você já tem experiência no gerenciamento das ferramentas Google, o processo fica mais fácil. No entanto, precisa tomar cuidado. O Google capricha em questões com “pegadinhas” nas interpretações do conteúdo. Afinal, o Google quer realmente testar seus conhecimentos e sua lógica para trabalhar com a ferramenta dele. Nos treinamentos online, damos várias dicas para você não se perder diante dessas perguntas.
Agora, tanto para quem tem experiência ou está chegando agora em Marketing Digital, os conteúdos de certificação vão ajudar você a tirar as certificações desejadas. E melhor: vai ajudar você a renovar suas certificações. Sim, a certificação tem validade. Veja a tabela com a validade de cada certificação.
Atenção, Pessoal!
Mas é preciso lembrar que a prova tem regras rigorosas. Você, por exemplo, terá um tempo limite para responder a todas as questões (em geral, o Google dá entre 1h15, conforme cada prova).
Outro cuidado: você pode errar algumas perguntas. Mas tenha em vista que o Google exige 80% de acerto nas suas provas.
5) E se não passar na prova do Google?
Se reprovar, fique tranquilo. Aguarde 24 horas e refaça a prova.
Você pode refazer a prova diversas vezes. Não desista! Ter as certificações Google no currículo vai abrir boas oportunidades de trabalhos.
6) Preciso fazer todas as provas de uma só vez?
Não, precisa.
O Google oferece 6 provas e 6 certificações (Veja a lista das provas).
7) Tenho uma agência de publicidade e quero ser Google Partners. É só fazer a prova de certificação?
Não, são questões totalmente diferentes.
Um profissional faz as provas do Google e tem em seu perfil as certificações.
Para a Agência se tornar Google Partners, precisa ter em seu time um profissional certificado pelo Google, ou seja, que tenha passado nas provas. E também: ter um investimento em Google Ads que acumulem US$ 10 mil em 90 dias. Além de pontuação mínima de melhores práticas na campanha (item avaliado automaticamente pelo Google).
8) Posso trabalhar com as ferramentas do Google Ads e do Google Analytics mesmo não sendo certificado?
Muita cautela nessa hora.
As ferramentas do Google têm acesso livre e gratuito. Qualquer pessoa pode abrir uma conta e criar um anúncio independente de ter as certificações. Contudo, para você atuar no mercado de forma profissional e comprovar a sua qualificação, as certificações são imprescindíveis. Ou seja, você precisa estudar!
Desta forma, fica mais fácil dar ao cliente a segurança de que você realizará um bom trabalho e de forma adequada.
Falando nisso, fazendo as provas você também confirma seus conhecimentos e evita penalizar o cliente por erros no gerenciamento, evitando perder dinheiro (ou gastar indevidamente a verba de um cliente), ou até mesmo ser punido ou banido pelo Google por não seguir as políticas e boas práticas recomendadas.
9) Como posso me profissionalizar em Google Ads e Google Analytics?
O mercado está em pleno crescimento e carente de profissionais qualificados.
A Goobec oferece cursos profissionalizantes de Google Ads, Google Analytics e demais ferramentas de Marketing Digital. São cursos pagos. Para incentivar o profissional a investir na sua formação, os participantes da Maratona ganham cupons de descontos para os cursos profissionalizantes.
10) Por que ter a Certificação Google é tão essencial na carreira de um profissional?
Como o próprio Google define, a certificação do Google é um credenciamento profissional. Ela pode ser um pré-requisito para um profissional demonstrar proficiência em aspectos básicos e avançados nas ferramentas do Google.
As empresas também estão priorizando os profissionais certificados pelo Google e colocando como requisito indispensável em um momento de contratação.
Por Rodrigo Camara, professor do Google Ads Academy e do Google Partners University (Skillshop).
Formado em Publicidade e Pós Graduado em Marketing, Rodrigo Camara é sóciodiretor da divisão de Consultoria da Goobec Brasil, empresa parceira oficial do Google para cursos Google Ads e Google Analytics.
Veja como se inscrever para o Google by Goobec
https://goobec.com.br/maratona-certificacao-google-gratis/
Lista de provas de Certificação do Google:
Nome das Provas do Google | Questões | Tempo de prova | Acerte! | Validade |
1) Certificação em Rede de Pesquisa do Google Ads | 50 questões | 1h15 | 80% | 1 ano |
2) Certificação em Rede de Display do Google Ads | 49 questões | 1h15 | 80% | 1 ano |
3) Certificação em vídeo do Google Ads | 50 questões | 1h15 | 80% | 1 ano |
4) Certificação em anúncios de Shopping | 46 questões | 1h15 | 80% | 1 ano |
5) Certificação em análise no Google Ads | 50 questões | 1h15 | 80% | 1 ano |
6) Google Analytics Individual Qualification | 70 questões | 1h30 | 80% | 1 ano |