Sete aulas online para 9 mil alunos. Topa? Pois foi esse o desafio que a equipe do Google deu à Goobec em setembro de 2020. “Nunca havíamos feito algo parecido”, comenta João Dalla. Sócio-diretor da Goobec, ele ensina Google Ads há 12 anos e já participou de diversos projetos Google, porém nenhum com tamanha magnitude.
O que é o Black Ads Academy?
O projeto é uma ação direcionada aos estudantes e empreendedores afrodescendentes. Foram realizados diversos cursos de capacitação profissional, entre eles o Google Ads (a ferramenta de publicidade do Google).
A proposta é sempre compartilhar um rico conteúdo e auxiliar os participantes a encontrarem oportunidades de emprego. Conforme o interesse, há também incentivo para o profissional gerenciar, como autônomo, seu próprio negócio em Marketing Digital.
Em 2019 foi o 1º projeto Black Ads com a equipe Goobec
Ano passado o evento foi presencial com aulas na sede do Google conduzidas pelos professores da Goobec. Foram 88 participantes. Eles foram selecionados em parceria com as ONGs Coesão e Black Rocks.
Ainda nesse projeto, os alunos aprovados tiveram acesso à mais uma leva de treinamentos na sede da Goobec Brasil em São Paulo. (Veja os melhores momentos da Black ADS Academy 2019 na Goobec).
Como foi a edição do Black ADS Academy em 2020?
O Google ofereceu aulas online, o que foi fundamental para ampliar a participação de candidatos em todo o Brasil. A edição, que aconteceu em setembro, contou então com 9 mil inscrições e teve a parceria de 3 organizações sem fins lucrativos. São elas: Fa.Vela, Diver.SSA e Instituto Guetto.
Para preparar os alunos para o ambiente de trabalho, os treinamentos idealizados pela Goobec e conduzidos por João Dalla, Danilo Luiz e Daniel Santos contaram com um mix de conceitos teóricos e simulados práticos. “O objetivo era dar uma base fundamental para os alunos e depois um conteúdo de como gerenciar de forma correta os anúncios na rede de Pesquisa do Google Ads”, detalha João Dalla.
“Durante o evento tivemos mais de 3000 participantes simultâneos e outros milhares que assistiram os treinamentos gravados e disponibilizados na plataforma.”
João Dalla, diretor da Goobec
Em apenas uma semana, mais de 600 pessoas que conseguiram a certificação internacional em Rede de pesquisa Google, uma marca muito expressiva.
Outras iniciativas do Google em prol da diversidade?
A Google.org, braço filantrópico do Google, também informou que destinará R$ 2,5 milhões às organizações não governamentais brasileiras focadas em projetos relacionados à justiça racial e em garantir um ambiente seguro para pessoas negras no Brasil. As ONGs selecionadas serão anunciadas em breve.
O Google lançou também versão em português do site de compromissos com a igualdade racial, com atualizações dos esforços da empresa no mundo todo. A companhia preparou ainda o Manifesto #CoisaDePreto, pela valorização do afroempreendedor.
Conheça o projeto #CoisaDePreto e o que ele significa
Segundo informações do site Clube de Criação, o vídeo foi criado pelo time de marketing do Google juntamente com os AfroGooglers, para passar a visão sobre o que #CoisaDePreto realmente significa. O rapper Rael faz a narração. O objetivo da campanha é o de transformar a expressão, colocando-a num lugar positivo, empoderador e longe de qualquer sentido pejorativo.
Ainda de acordo com o site Clube de Criação, em julho de 2020, o Google criou o fundo de R$ 5 milhões para startups fundadas e lideradas por empreendedores negros no Brasil. Inédita, a ação poderá , inicialmente, atender a mais de 30 investimentos nos próximos 18 meses.