Cansado de “Gurus” da internet? No mundo real você pode começar ganhando R$1.900,00 e chegar a mais de R$10.000,00. Mas, estudando e trabalhando de verdade!
É possível aprender uma nova profissão rapidamente? Que tenha uma oferta gigantesca de vagas? Onde você pode trabalhar de qualquer lugar?
Para já adiantar a resposta e te convidar a ler este artigo: Sim, é possível e pode ser bem rápido! Entenda mais.
Ao utilizar seu smartphone, seja para se distrair nas redes sociais, estudar ou trabalhar, somos impactados por um caminhão de informações, muitas delas introduzidas à força e outras que realmente nos chamam atenção e estão de acordo com o nosso momento, ou seja, que resolvem questões nas quais estávamos à procura de respostas.
Até para um leigo, já é perceptível que a inteligência artificial está tomando conta de tudo ao nosso redor. Nossos passos são seguidos de perto pelas novas tecnologias. Os robôs que antes nos ajudavam apenas com trabalhos braçais, hoje já fazem parte de um todo em nossas vidas.
Já sugerem filmes e séries que são de nosso gosto, trazem anúncios e mensagens de comidas quando estamos com fome, nos botam ao caminho de compras e, sem percebermos, acordamos com diversos produtos novos em casa, uns vindos pelo correio, delivery e muitas vezes fomos ao shopping e nem percebemos que gastamos quase R$ 500 em uma saída no sábado com a família. Almoço, sorvete, cinema e pipoca… e nem incluí compras nesse valor…
Esta introdução é importante para falarmos de duas áreas que estão presentes 24 horas em nossas vidas e que são as profissões do presente e futuro: As áreas de tecnologia e marketing! São áreas que andam juntas, mas aqui vou me concentrar mais na área de marketing digital.
Independente da sua profissão atual, ou se você ainda é um estudante, em alguns momentos pensamos em como trabalhar melhor, ou seja, ganhar mais, trabalhar feliz, fazendo algo que realmente seja bom para a sociedade e, claro, para você mesmo!
Isso só é possível quando tomamos a decisão de aprender algo novo ou aprender mais sobre algo que já temos interesse. Somente é possível ser um bom profissional quando se tem conhecimento.
“Conhecimento”, guardem bem esta palavra. Sua principal função é a de dar segurança em suas ações, em suas decisões. Ela nos traz confiança! Existe algo melhor do que participar de uma reunião com pessoas inteligentes e se sentir seguro? Não sentir medo de nenhum questionamento? De poder contribuir com o conhecimento alheio, se tornar uma referência e ser respeitado por quem você se tornou?
Agora podemos ser mais práticos e falar dessas profissões. Saber o que fazem esses profissionais e quanto podem ganhar. Não tem dinheiro fácil! Esqueça os “Gurus”, estude e trabalhe, é um excelente conselho. A recompensa sempre virá. Vá por mim!
Como vocês sabem, a Goobec Brasil, empresa onde trabalho, é uma escola e consultoria de marketing digital onde transferimos conhecimento nestas duas formas. Com a mudança de comportamento das pessoas e novas possibilidades na relação contratante e contratado, aprendemos que é possível sim trabalharmos de onde quisermos, e estudar e aprender o quanto achamos necessário para trocarmos esse conhecimento e nossas horas do dia pelo valor (podemos chamar de salário) que pretendermos ter, que achamos justo ter.
Só uma coisa: é preciso ter acesso a um bom computador e internet!
Vamos lá. Dentre as diversas profissões, podemos contribuir com algumas delas, mas a que se torna mais interessante, com uma demanda extremamente alta de profissionais, ou seja, que possui muitas vagas disponíveis no mercado atualmente, é a de analista de marketing digital.
Analista de Marketing Digital
Vou começar pelo nível mais avançado. O analista de marketing digital é responsável por realizar um estudo aprofundado dos clientes, colher o máximo de informações possíveis, realizar um planejamento estratégico e tático completo das melhores soluções de marketing digital de acordo com os desafios apresentados e de acordo com os pontos fortes e fracos identificados. Desta forma, é possível definir as plataformas a serem utilizadas, investimento e ações em cada nível do funil de vendas.
Claro que, dependendo de como você vai trabalhar e dos processos definidos na empresa onde vai trabalhar, as funções podem se limitar ou serem alteradas. Por isso, é importante ter uma boa base de planejamento e se tornar especialista nas principais ferramentas de marketing digital. Depois, o que vai mandar é o melhor modelo de trabalho para cada empresa.
Esta é uma profissão que permite também um trabalho autônomo, onde você mesmo pode captar clientes e “vender” suas horas, em um esquema de freelancer. O importante é que, com certeza, você nunca vai ficar sem trabalhar, pois você tem conhecimento!
Como se iniciar na profissão de analista de marketing digital?
Os cargos são determinados por duas variáveis principais, que são: conhecimento teórico e prático nas ferramentas e tempo de experiência.
O tempo é relativo. Tem gente que aprende rápido o que funciona e o que não, tem gente que demora mais, e tem gente que não encontra o caminho. Mas esses geralmente são os que param no tempo e não estudam mais. Mas vamos seguir.
Observação importante: Pode ser utilizado o termo “Mídia” ao invés de “marketing” nos cargos. Depende muito de como o serviço é oferecido ao cliente. As divisões geralmente são da seguinte forma:
Analista de Marketing Digital Jr
Experiência de 1 a 2 anos
Salário: R$ 1.900,00 a R$ 2.500,00
Analista de Marketing Digital Pleno
Experiência de 2 a 4 anos
Salário: R$ 2.500,00 a R$ 3.500,00
Analista de Marketing Digital Sênior
Experiência de 4 anos ou mais
Salário: R$ 4.500,00 a R$ 6.000,00
Supervisor ou Coordenador de Marketing Digital
Experiência de 4 anos ou mais
Salário: Mais de R$ 6.000,00
E, depois, seguem-se os cargos de gerência e diretoria, que dependem do porte da empresa e outros fatores de negociação.
Acima, é uma referência de mercado, mas por experiência, já vi pessoas que atingiram níveis altos em muito pouco tempo, pois se dedicaram no aprendizado, realizaram diversos cursos, botaram a mão na massa, se certificaram e conseguiram avançar muitos passos.
Neste mercado, ainda existem muitas outras vertentes. O analista de marketing pode se especializar em algumas frentes específicas. Existem analistas de Métricas (B.I), no qual os profissionais se especializam em análises de dados, utilizando ferramentas como o Google Analytics (GA4), Google Tag Manager, Google Data Studio, Big Query, etc. Existem analistas de SEO, com vertente de programação ou de conteúdo, analista de mídia de performance, que mistura mídia com análise, enfim, uma série de oportunidades.
Todas as empresas, de todos os tamanhos, precisam de marketing! E precisam de clientes… precisam vender… precisam faturar. Enfim, precisam de você!
Torne-se um profissional qualificado de marketing digital!
Conte com a Goobec para isso! Confira o nosso calendário de cursos e dê o primeiro passo para alavancar a sua carreira de marketing digital!
Rodrigo Camara