No mês do Halloween, a Goobec mostra os projetos já enterrados pelo Google. A lista foi elabora pelo Killed By Google, o cemitério dos projetos Google.
Nesse site, você pode saber o que não deu certo no Google e também conhecer projetos que ele comprou de terceiros e desligou o botão, como é o caso do Orkut. O conteúdo do site é colaborativo e encabeçado pelo famoso programador Cody Ogden.
O Cemitério dos projetos Google é a dica do Coordenador de Criação da Goobec, Gladson Angelo. Conheça esse projeto e veja quem está por lá.
O conteúdo é tão rico que pode, inclusive, inspirar um tema para a seu TCC na Faculdade, na pós-graduação, no mestrado e no doutorado. Afinal, por que será que esses projetos não deram certo?
Aqui jaz 156 ideias
Agora em setembro, o Google completou 21 anos de vida. O Google Ads, o Google Analytics e o Gmail são cases de sucessos. Larry Page e Sergey Brin, os inventores do Google, são hoje mega ricos graças a essas ferramentas. Mas para acertar a mão em uma inovação há que se errar, testar e experimentar.
Nesse exercício transcorre muito aprendizado e, é claro, muitas iniciativas não tão rentáveis, que acabam sendo descontinuadas. Inventivo e destemido, o Google coleciona pelo menos 156 projetos com o status: cancelado.
Quem cuida deste cemitério?
Essa relação consta no site Killed by Google. Ele não é um site mantido pelo Google. Pertence ao famoso programador Cody Ogden. Como o próprio site informa, ele é um “free and open source list of discontinued Google services, products, devices, and apps”. Além de colaborar, os interessados no tema podem também participar de grupos de discussão e pouco a pouco descobrir o que houve realmente naquele projeto. E para se manter o mais atualizado, o site também anuncia quem está com o pé na cova.
Nem tudo é fracasso: “eu vou te delatar e excluir do meu Orkut”
Ao olhar a lista de projetos que não deram certo, salta aos olhos a relação compilada em 2011, quando 26 projetos foram para o saco. O que será que aconteceu naquele momento, hein? Ao analisar a lista, é divertido também analisar os nomes criativos dos projetos. E gostoso relembrar de alguns, como o Orkut, que no caso, o Google apenas comprou e depois de um tempo desligou “a máquina”. E não raro, você também vai saber que projetos que você nunca ouvi falar existiram e nunca fizeram a menor falta.
Boa leitura!
Tá com o pé na cova em 2019
Google Fusion Tables
2009 – vai morrer em dezembro de 2019
8 projetos já foram encerrados pelo Google em 2019
Fabric
2015 – maio de 2019
Google+
2011 – abril de 2019
Inbox by Gmail
2015 – abril de 2019
Google URL Shortener
2011 – abril de 2019
Google Allo
2016 – março de 2019
Google Notification Widget (Mr. Jingles)
2015 – 2019
YouTube Video Annotations
2008 – janeiro de 2019
Chromecast Audio
2015 – janeiro de 2019
Conheça também o The Google Cemetery , outro site que também lista projetos encerrados pelo Google.
Lembrando: esses sites não são do Google, ok?