Nem sempre aumentar o investimento da campanha no Ads (Google Ads) é a melhor alternativa para destacar seu anúncio no Google. Ajustes de lance podem trazer resultados até mais positivos.
Os ajustes de lance podem ser feitos no nível de grupos de anúncios ou de palavras-chave, levando em consideração as campanhas de pesquisa. Para as campanhas de display e vídeo, os ajustes ainda abrangem os canais selecionados, por público de remarketing, por tópicos e muito mais.
Além disso, há otimizações que podem (e devem) ser feitas, quando as campanhas já tenham um tempo de maturação, assim você consegue ajustar conforme os resultados dos últimos meses:
1 – Otimização dos resultados de Google Shopping
Para um ecommerce, ter campanhas de Google Shopping é primordial. Ao trabalhar esse tipo de campanha, é muito importante que você consiga analisar os resultados por produto e assim, otimizar sempre visando mais vendas e um melhor ROI (return on investment ou retorno sobre investimento).
Para isso, ao adicionar os produtos em seu grupo de anúncios, você pode adicionar os produtos via ID do Item, deixando assim um lance específico por produto. Dessa forma, você aumenta o lance em produtos que trazem uma boa quantidade de conversões por um CPA ideal e reduz o lance para produtos que têm um CPA mais alto.
2 – Ajuste por Local
Quando segmentamos nossas campanhas para diversos locais, é importante o ajuste de lance dando a possibilidade de liberar uma porcentagem maior nas regiões (Estados ou Cidades) que convertem mais. Lembrando que no Brasil, infelizmente, ainda não temos segmentação por bairro.
3 – Tipo de Dispositivo
Temos acompanhado vários dados que apontam o aumento de tráfego mobile. Recentemente, o estudo Visual Network Index Mobile da Cisco mensurou essa percepção e identificou que até 2021 o crescimento desse tráfego será de sete vezes.
Por isso, o ideal é ajustar o lance no Google AdWords para dispositivo móvel. Se o custo da conversão for mais alto, você pode reduzir um pouco a porcentagem do lance, visando reduzir o CPA mas ainda assim permitindo os acessos.
Lembre-se:
Se você é já tem uma campanha no ar há algum tempo, é importante destacar:
Para fazer esse tipo otimização, é recomendável levar em consideração os resultados dos últimos 6 meses da campanha, assim você consegue uma análise mais precisa, mesmo que no período tenham transcorridos datas sazonais ou especiais, como o Natal, e até oscilações de comportamento do consumidor. Além de otimizar usando dados de CPA e a taxa de conversão.
Se você é Iniciante no Google Ads (Google AdWords):
Para quem está começando a campanha nesta semana, a dica é acompanhar os relatórios e os lances e só fazer alterações pontuais, tais como ajuste de lance para melhora do posicionamento. Acompanhe diariamente sua campanha.
Gostou dessa dica?
Quer mais informações?
Esse é um dos assuntos abordados no curso de Google Ads Expert Search da Goobec. Além de entender melhor sobre os lances, você tem dicas estratégicas para trazer sempre os melhores resultados!
Por Rafaela Ricco, Coordenadora de Mídia da Goobec
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