Entendendo seu cliente!

Rodrigo Camara

Rodrigo Camara

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Quem gerencia contas de Google AdWords de terceiros vai se identificar bastante com este post. Temos que identificar o perfil de cada cliente para poder atendê-lo da melhor forma possível, afinal, o cliente sempre tem razão! (Só que não!)

Acredito que o cliente mais difícil de conquistar é o que não entende como o AdWords funciona, aquele que não se interessa em saber os detalhes, e que apenas ouviu falar que o Google vai deixar ele rico! No entanto provavelmente este será o cliente que lhe dará mais trabalho no gerenciamento, e consequentemente o mais difícil de manter. Por quê?

O principal motivo é que pra se obter resultados satisfatórios no AdWords, ou arrisco a dizer, em qualquer meio de divulgação é preciso de tempo. Tempo de planejamento, tempo de entendimento, tempo de coleta de informações, tempo de análise de dados e tempo de implementação. E tempo, é algo que quem está investindo só lhe dará caso você o prepare para todo o processo. Por isso que o cliente leigo é o mais “chato”, o mais impaciente e o que muitas vezes não deixa você administrar as campanhas conforme sua estratégia, pois ele vai pedir alterações muitas vezes sem sentido, e você vai fazê-las, para tentar paliativamente agradar a este cliente.

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Puxa Rodrigo, justamente é isso o que acontece. Mas o que fazer?

Principalmente no início de uma empresa, na necessidade de conseguir clientes para mantermos vivo nosso negócio, aceitamos atender a qualquer cliente, no entanto já sabemos que esse não é o cenário ideal. Não é questão de arrogância, prepotência, de ficar escolhendo somente o cliente perfeito. Na verdade podemos atender a qualquer tipo de cliente, desde que apresentemos a ele claramente, de forma transparente todo o processo de trabalho, todas as etapas, sejamos claro quanto à analise de seu site, pois o AdWords não faz milagres, um site ruim é sinônimo de investimento jogado no lixo. (Leia mais no post “Seu site está preparado para o Google AdWords?”)

Claro que tem empresas que não estão nem ai pra isso, que jogam o preço de consultoria lá pra baixo, que simplesmente vendem cliques aos clientes, mas estas não conseguem manter o cliente por muito tempo. O cliente de hoje mudou, ele não compra mais “ilusão”, ele compra resultados. Podemos garantir resultados? Nem sempre, mas sabemos tudo o que tem que ser feito para que a chance de resultados aumente ao máximo, e é esse o trabalho de um bom consultor.

Dica: Ofereça ao cliente uma aula para que ele entenda como funciona a ferramenta do Google. Diga que o Google pode deixa-lo sim, rico! Mas, que o caminho é longo, que o trabalho deve ser feito a 4 mãos, levado a sério pra que este longo caminho torne-se cada vez mais curto e seguro!

O Google AdWords é uma ferramenta maravilhosa, completa em todos os quesitos e principalmente na questão de mensuração de dados.
Podemos oferecer ao cliente um gerenciamento com acompanhamento diário, dando mais segurança ao cliente de que o investimento dele estará sendo bem rentabilizado, sem desperdícios. E como comprovar? Existe a ferramenta de histórico de alterações, onde ele mesmo pode acompanhar o que esta sendo feito. Esta ferramenta também é muito útil pra você acompanhar o desempenho de seus funcionários.

Outro fator importantíssimo! Identificar o objetivo do cliente em seu site e mensurá-lo. Implementar o Acompanhamento e conversões é fundamental, até mesmo para o seu gerenciamento e não só para comprovar resultados aos clientes.

Utilizar o Google Analytics, estudar o negócio do cliente ao máximo, conversar semanalmente com o cliente pra entender o que ele passa em sua empresa, pra deixa-lo tranquilo sobre o trabalho que está sendo realizado, e pra mostrar: Ei cliente, estou aqui!!! Sou importante pra você! Só assim ele terá a percepção de que seu trabalho é importante, ou até fundamental para ele.
Seja parceiro do seu cliente! Você trabalhará muito mais tranquilo, e sua base de clientes só aumentará!

Quanto ao cliente que entende! Que cobra muito! Bom, deixaremos para um próximo post!

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