Conheça 10 termos de Mídia Programática selecionados pelo professor do curso da Goobec Murilo Balthazar.
As siglas BID, KPI, DSP vão se tornar familiar no seu dia a dia daqui a alguns dias. Isso porque elencamos os 10 termos mais importantes em Mídia Programática:
1) RTB (Real Time Bidding):
É a abreviação de “Lances em tempo real”. Essa tecnologia utilizada por algumas plataformas permite a compra e exibição de anúncios em diversos sites através de leilões em tempo real.
2) BID:
É o lance oferecido nos leilões. Ou seja, o maior Bid/Lance será o vencedor do leilão e comprará o espaço publicitário para exibição do anúncio da campanha.
3) KPI (Key Performance Indicators):
Este termo não é exclusivo de mídia de programática. Na prática, são indicadores matemáticos que tentam explicar como foi o desempenho da sua campanha.
4) Trading Desk:
São empresas que trabalham como mesas de operação, com a entrega baseada em serviço. Simultaneamente, Elas trabalham viabilizando operacionalmente a campanha.
5) DSP (Demand Side Platform):
É a plataforma utilizada para a compra de mídia em tempo real. É por meio dela que anunciantes compram espaços publicitários em sites e exibem seus anúncios.
6) DBM (DoubleClick Bid Manager):
É uma ferramenta para compra de mídia, conhecida como DSP (Demanda Side Platforma). O DBM é uma ferramenta Google. Logo, ela é a principal DSP do mercado de Mídia Programática.
7) SSP (Supply Side Platform/Sell Side Platform):
A DSP é a plataforma que compra a mídia. Já a SSP é a plataforma que vende o inventário. Os sites se conectam com as SSPs e disponibilizam seus espaços publicitários para anunciantes.
8) Ad Exchange:
É uma plataforma/ambiente que ocorre as transações de compra e venda de anúncio em tempo real (RTB) entre anunciantes (marcas, agências, planners) e Publishers (editores, planners e agências). Ou seja, é a partir dela que tudo acontece.
9) PMP (Private Market Place):
São formas de negociações para acesso de compra a inventário premium de diversos sites para veiculação em mídia programática.
10) DMP (Data Management Platform):
São empresas que trabalham monitorando a navegação de usuários por meio de cookies no navegador, classificando essas pessoas em grupos e categorias como interessados em esportes, gastronomia, educação e outras temáticas.
Dessa forma, essas empresas não têm informações pessoais sobre o usuário, apenas analisam o comportamento por meio da navegação.
Quer saber mais sobre a ferramenta de Mídia Programática do Google?
Durante a aula do curso de Mídia Programática da Goobec, você poderá fazer um test-drive na ferramenta de Mídia Programática do Google, chamada DBM (DoubleClick Bid Manager).